Conheça a Curva Macleamy e como ela pode ajudar na economia do seu projeto!

Conheça a Curva Macleamy e como ela pode ajudar na economia do seu projeto!

Nós sabemos que um projeto de engenharia que começa mal pode ter resultados indesejados e negativos. Com o BIM os riscos se reduzem. Entenda como.

A escolha de um método de trabalho adequado é parte crucial de qualquer profissão. Na engenharia civil não é diferente, já que um erro no início do projeto pode afetar todas as outras etapas. O fluxo de projeto BIM, nesse sentido, contribui para minimizar os riscos.

Fluxo de projeto BIM

O workflow BIM é um dos métodos de trabalho que podem ser adotados quando o assunto é projetos de engenharia. Ele maximiza as vantagens de investir tempo e esforço nas primeiras fases do projeto.

Por exemplo, construir maquetes para visualização das ideias, neste fluxo de trabalho, não é compreendido como perda de investimentos e tempo, mas sim como algo que reduzirá os riscos e, portanto, otimizará o sucesso do projeto.

Vantagens do fluxo BIM

Considerando os objetivos do fluxo de projeto BIM, podemos citar algumas vantagens que o método proporciona como:

  • Possibilidades de visualização 3D do projeto
  • Economia tempo no processamento de revisões e atualizações
  • Simulação da fase de construção
  • Orçamentação e extração quantitativa com a confiabilidade esperada
  • Simulação de Energia e análise de consumo
  • Gestão e manutenção de empreendimentos

Curva MacLeamy e a sua relação com o BIM

Para apresentar as vantagens do workflow BIM, de forma mais concreta, o arquiteto Patrick MacLeamy desenvolveu o que ficou conhecido como a curva de MacLeamy para defender o método de modelagem de informações em um projeto, o BIM.

A curva desenvolvida por ele consiste em um gráfico que coloca a quantidade de esforço que deve ser desprendida ao longo do tempo durante as fases de um projeto de arquitetura ou engenharia.

No gráfico, são traçadas as curvas: 1 – habilidade de impactar custos e performance; 2 – custos de mudanças no projeto; 3 – fluxo tradicional de projeto e 4 – fluxo de projeto BIM.

Analise a curva McLeamy e perceba as vantagens do BIM

Perceba que quanto mais o tempo passa, mais os custos com as mudanças no projeto aumentam, e a possibilidade de ajuste diminui. É por isso que a proposta do fluxo BIM é colocar o maior esforço no momento em que os custos com mudanças são menores e as possibilidades de ajustes são menores, ou seja, nas etapas iniciais.

O gráfico proposto pelo arquiteto, então, deixa claro as vantagens que sair do método tradicional de trabalho pode ser vantajoso para os negócios.

Diminua os riscos com um fluxo adequado de projeto

Investir no planejamento, nos estudos e em qualquer outra etapa inicial do projeto, pode ser muito estratégico. Por isso, lembre-se das informações que a curva MacLeamy oferece.

Conte conosco também para o planejamento dos seus projetos!