Construir é mais barato que comprar pronto?

Construir é mais barato que comprar pronto?

Ter uma casa própria é o sonho de muitas pessoas. Mas o que seria mais vantajoso? Comprar ou construir? Entenda qual opção pesa menos no bolso.

A realidade de cada pessoa é muito diversa e, por isso, é muito difícil dizer o que é mais vantajoso na hora de realizar o sonho da casa própria. Diferentes fatores estão envolvidos e devem fazer parte da decisão de quem está em dúvida sobre comprar ou construir.

Para ficar mais fácil contribuir com a tomada de decisão, neste artigo abordaremos apenas a parte financeira.

Custos ao comprar um imóvel pronto

O primeiro ponto a ser considerado na hora de comprar um imóvel pronto é que os custos podem ser um pouco maiores do que o valor anunciado, já que o comprador terá que arcar com algumas taxas. Listaremos aqui os principais custos que devem ser considerados:

  • Valor da entrada

Caso o comprador opte por um financiamento, é preciso ter disponível o valor da entrada do imóvel. Normalmente, 20% do valor total.

  • Comissão do corretor de imóveis

Durante o processo de venda, o corretor de imóveis é o profissional que trabalha para ajudar o comprador na escolha do imóvel mais adequado para as necessidades do comprador.

Sendo assim, é necessário pagar uma comissão para o corretor e, muitas vezes, essa quantia já está embutida no valor do imóvel. Lembre-se então que essa taxa está inclusa, mesmo que não seja considerada uma taxa.

  • ITBI, escritura e registro do imóvel

Normalmente esses gastos padrão para deixar o imóvel regularizado podendo chegar à 5% do valor do imóvel. É preciso considerar esse valor no momento da compra para não ter surpresas.

Custos ao construir um imóvel

Para construir um imóvel é necessário bastante planejamento e disposição. Mas, em geral, os maiores valores gastos envolvem o projeto, a construção e o registro do imóvel.

  • Projeto

Aqui é necessário considerar tudo que envolve o momento antes da construção. Ajustes no terreno, avaliação do arquiteto ou engenheiro e o projeto arquitetônico.

  • Construção

Lembre-se de considerar os materiais, a mão-de-obra e o trabalho de quem acompanhará a obra (normalmente o arquiteto ou engenheiro).

  • Registros e averbação

É preciso considerar taxas que podem ser incluídas na hora de regularizar imóvel junto à prefeitura da cidade em que a casa está construída.

Como calcular antes de decidir?

Em geral, para 2022 é possível considerar o valor de R$ 2.600/m2 para construções em São Paulo, por exemplo. Essa é apenas uma média, mas pode te ajudar a comparar os preços com a compra do imóvel que você deseja e o tipo de casa em que gostaria de morar.

Para qualquer que for sua escolha, é necessário ter cuidado e contar com uma equipe que consiga te auxiliar, seja na escolha do imóvel mais adequado para você, quanto durante a construção da sua casa!

Conte conosco da Fio de Prumo para caminhar em direção ao seu sonho!