Mitos e verdades sobre construir e reformar

Mitos e verdades sobre construir e reformar

Ter uma casa, um ambiente ou mesmo um escritório que carregue a nossa personalidade é um desafio que precisa de planejamento. Mas por onde começar? Neste artigo, te ajudaremos desvendando alguns mistérios sobre esse tema.

Você já deve ter ouvido falar que construir ou reformar uma casa é muito trabalhoso e é preciso paciência para lidar com o planejamento dos orçamentos, prazos e o andamento das obras. E é claro que quem contou isso para você não estava mentindo. Mas pode ter certeza de que nem tudo sobre construção e reforma é um bicho de sete cabeças.

Para te ajudar a desmistificar as principais questões sobre o assunto trouxemos algumas respostas para dúvidas que pairam no ar. Preparado para desenvolver novas ideias sobre construir e reformar?

1. É mais barato construir e reformar sem o auxílio de profissionais da área

Esse é um grande mito! Economizar na mão de obra qualificada como arquitetos e engenheiros pode gerar prejuízos tanto estruturais, quanto em relação à documentação necessária para que o imóvel esteja legal e dentro dos padrões adequados. Esse é o famoso barato que pode sair caro.

2. Trincas e rachaduras precisam apenas de reboco e pintura novos

Este é outro mito que precisa de atenção. Não basta somente disfarçar as rachaduras e trincas. É preciso saber exatamente a origem delas para garantir que a estrutura do imóvel não está prejudicada. Para isso, uma avaliação profissional é imprescindível.

3. A parte de tubulação custa apenas 3% do total da obra

Essa frase é verdadeira. Mesmo que o valor a ser gasto com essa parte da construção não seja significativo, não quer dizer que essa etapa da construção deva ser menosprezada. Investir em bons materiais e profissionais para a instalação é fundamental para evitar gastos futuros. Afinal, pode dar um trabalhão construir e reformar.

4. Há paredes que não podem ser derrubadas durante uma reforma

Aqui temos outra verdade! que deve ser considerada. Existem algumas paredes que são estruturais, ou seja, se forem derrubadas podem prejudicar a sustentação do imóvel colocando a sua obra e as pessoas que vivem nela em risco. Este é outro motivo pelo qual é fundamental ter o acompanhamento de profissionais da construção civil em todas as etapas da obra. Somente o profissional poderá avaliar se a sua ideia é viável em um projeto.

5. Pintar as paredes da cozinha ao invés de revesti-las é anti-higiênico

Essa é uma verdade em partes. Os revestimentos facilitam sim a higienização na cozinha, que é um lugar em que esse elemento é fundamental. Mas é um investimento alto em uma obra. A dica aqui é utilizar revestimentos nas partes essenciais e utilizar a pintura a tinta nas demais.

Com alguns mistérios solucionados, esperamos que você esteja mais preparado para dar início à sua construção ou reforma, ou mesmo decidir se quer mesmo construir ou reformar. E claro, conte conosco para quaisquer dúvidas que ainda tenham ficado sobre o assunto.