Para manter a vida útil de uma edificação é fundamental que sejam feitas manutenções, ao longo dos anos. Saiba quais são os tipos que existem e as diferenças entre eles.
Assim como se faz com o carro, é necessário avaliar a estrutura dos prédios com frequência para saber se as instalações estão cumprindo com o seu funcionamento. Em geral, os responsáveis pela manutenção são o condomínio, ou o proprietário do imóvel.
As manutenções são compostas por uma série de atividades que envolvem avaliação e correção nos sistemas, equipamentos e áreas comuns dos prédios.
Neste artigo abordamos três tipos de manutenção diferentes para que seja possível avaliar qual é mais vantajosa para os responsáveis pela estrutura e para as pessoas que usufruem dos prédios..
Tipos de manutenção predial
O ideal é sempre montar um cronograma de manutenção para diminuir os riscos das edificações e também para que as intervenções sejam economicamente vantajosas para a empresa responsável pela estrutura.
Confira abaixo qual é a melhor opção em termos de custo-benefício.
● Manutenção predial preventiva
Esse tipo de manutenção, como o próprio nome já diz, tem o objetivo de prevenir problemas em pontos críticos da estrutura predial.
Nesse sentido, as equipes de manutenção seguem um protocolo periódico que leva em conta o nível crítico dos sistemas e a durabilidade dos materiais.
Economicamente pode ser vantajoso estar em dia com essa manutenção já que evita diversos problemas mais graves de estrutura.
- Manutenção predial corretiva
Diferentemente da manutenção preventiva, a corretiva precisa ser colocada em prática assim que um problema for constatado na estrutura predial.
Muitas vezes ela é feita em caráter de urgência e pode trazer impactos financeiros e prejuízos para aqueles que dependem da estrutura predial.
Em outros casos, essa manutenção pode ser também programada, fazendo parte dos protocolos de manutenção preventiva e preditiva.
● Manutenção predial preditiva
Assim como a manutenção preventiva, a preditiva acontece antes dos problemas surgirem, mas o objetivo desta manutenção é buscar defeitos ou degradações nas estruturas prediais.
A partir do estudo da curva de durabilidade dos materiais, define-se o momento exato que as inspeções preditivas precisam acontecer para reduzir a quantidade de intervenções na edificação.
Pode parecer vantajoso, mas é preciso reforçar que economicamente falando esse tipo de manutenção é menos atrativo que a manutenção preventiva que se mostra como mais segura e apresenta maior possibilidade de planejamento financeiro.
Promover a segurança e o bem-estar é fundamental
Estar em dia com a manutenção predial é fundamental para garantir que o edifício e nenhuma das estruturas que fazem parte dele serão uma ameaça para as pessoas.
Por isso, é necessário que condomínios e construtoras estejam cientes da sua responsabilidade com a manutenção predial e respeitem os objetivos e periodicidades da manutenção preventiva e conheçam os impactos ao se optar pela manutenção corretiva e prediditiva.