Se o seu objetivo é tirar um sonho do papel, o cronograma de obra é fundamental; saiba como nós, da Fio de Prumo, acompanhamos os nossos projetos.
Dar vida a qualquer projeto de construção é uma tarefa complexa que demanda organização e um bom gerenciamento de atividades e pessoas.
Para suprir essas necessidades e fazer com que o projeto ocorra bem do começo ao fim, contamos com o cronograma como um grande aliado.
Esse é documento que deixa claro quais são as tarefas que devem ser cumpridas em um determinado projeto, a relação entre as atividades e os recursos necessários do começo ao fim do projeto.
Funções e benefícios do cronograma
Sabendo do que se trata o cronograma fica fácil de notar que um dos maiores benefícios deste documento é garantir a organização do projeto.
Mas para além disso, o cronograma também contribui para o gerenciamento do tempo de um projeto, já que indica quando uma tarefa deve ser iniciada e concluída, contribuindo assim com a produtividade do projeto. Afinal, qualquer atraso em uma etapa pode se tornar um grande problema nas etapas posteriores.
É claro que para cumprir a sua função, e garantir os seus benefícios, o cronograma precisa ser bem elaborado. Para isso, nós da Fio de Prumo seguimos algumas etapas.
5 passos para criar um cronograma
1 – Definir o escopo do projeto
Nenhum projeto deve começar sem a definição do escopo, ou seja, do objetivo que se quer alcançar. Por isso, começamos por essa etapa em que determinamos o que exatamente será feito, quais serão os recursos necessários, o orçamento disponível e a estimativa de tempo para a entrega do escopo.
2 – Elaborar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP)
Por meio da EAP o escopo do projeto é transformado em várias etapas menores que fazem parte da entrega final.
Essa estrutura aponta, de forma visual, quais são as principais atividades do projeto e suas sequências.
3 – Montar o cronograma em forma de lista
Depois de montar a EAP, listamos as atividades em sequência de acordo com a importância e com a forma que elas serão executadas.
O intuito desse passo é listar as atividades sequenciadas, por ordem de importância e de execução, identificando a interdependência de cada uma das tarefas.
4 – Configurar o tempo de duração de atividades
Com todas as atividades listadas será necessário estimar a duração de cada uma das etapas. Para isso, sempre consultamos os nossos projetos anteriores e também os profissionais envolvidos.
Para deixar a estimativa ainda mais precisa, sempre calculamos também o intervalo entre uma etapa e outra.
5 – Gerar gráficos (Cruva S)
Para fazer o acompanhamento e gerenciamento do cronograma, geramos um gráfico de Curva S que é uma maneira de mostrar de forma bem eficiente o que foi planejado para o projeto e o real andamento dele. Ter esse cuidado no início de qualquer projeto é fundamental para garantir o sucesso da obra. Por isso, para atender nossos clientes nunca deixamos o cronograma de lado.