Como deixar a obra ou reforma mais sustentável

Como deixar a obra ou reforma mais sustentável

Contribuir para um mundo mais sustentável é missão de todos. Então saiba como é possível construir considerando o planeta.

Com a crescente demanda por soluções arquitetônicas que sejam mais sustentáveis, a construção civil desenvolveu algumas técnicas que podem ajudar quando o assunto é manter o planeta saudável para essa geração e para as futuras.

Por meio dessas técnicas é possível reduzir desperdícios, já que são priorizados o uso de materiais recicláveis e ecologicamente corretos, a preservação dos recursos naturais, e a economia de água e energia elétrica.

Para que você compreenda como e onde essas técnicas de construção sustentáveis, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar na sua reforma ou na sua obra. Acompanhe!

Dicas sustentáveis para sua obra ou reforma

1. Utilize produtos sustentáveis

Hoje em dia, existem muitos materiais e tecnologias na construção civil para aumentar a sustentabilidade das obras e reduzir os impactos causados no meio ambiente.

Alguns exemplos são o bambu, o bioconcreto, os containers e a argamassa de argila, por exemplo. É preciso avaliar se é possível priorizar o uso desses materiais.

2. Aposte no retrofit

Essa solução consiste em atualizar obras mais antigas apostando em soluções mais sustentáveis que melhorem a qualidade de vida das pessoas ao redor e as condições do planeta.

Além disso, a ideia é minimizar grandes obras, utilizando o que já existe. Por exemplo, construindo um jardim vertical, adicionando placas solares para a produção de energia, ou mesmo aumentando o tamanho de janelas para promover a iluminação natural.

3. Considere a eficiência energética

Independente do método construtivo empregado na estrutura da obra, o responsável pelo projeto também precisa planejar sua eficiência energética.

A produção de energia solar por módulos fotovoltaicos está cada vez mais acessível. Esse sistema é muito sustentável porque dura cerca de vinte anos, demanda manutenção simples e reduz a conta de energia elétrica.

4. Economize água

Para que aconstrução seja sustentável é preciso planejar um sistema de captação e reúso da água da chuva, para que ela seja reaproveitada em descargas, para regar de plantas e até mesmo na limpeza doméstica. Redutores de vazão nas torneiras também podem ser uma boa opção.

Aposte em uma obra sustentável para cuidar do planeta

Antes de iniciar qualquer obra ou reforma planeje a construção e avalie as possibilidades. Lembre-se que cuidar do planeta é uma responsabilidade de todos nós! Por isso, não deixe de considerar a sustentabilidade no projeto.

Nós, da Fio de Prumo, podemos apoiar a sua construção. Conte conosco para tirar as suas dúvidas sobre o tema e para colocar em prática as suas ideias!