Arquitetura bioclimática: construções que respeitam o meio ambiente

Arquitetura bioclimática: construções que respeitam o meio ambiente

Respeitar o meio ambiente é questão de sobrevivência. E na construção civil é possível colocar a vida do planeta em primeiro plano; entenda.

Os projetos de arquitetura bioclimática buscam o melhor aproveitamento das condições climáticas além da harmonização do ambiente interno com o ambiente externo.

Optar por esse caminho reduz consideravelmente o impacto negativo da obra no meio ambiente.

Em geral, existem quatro pilares que fazem parte de um projeto para categorizá-lo como uma arquitetura bioclimática:

1. Projeção dos espaços

Este pilar diz respeito à qualidade de vida.  Os espaços neste tipo de arquitetura devem ser projetados para garantir o bem-estar das pessoas.

2. Uso inteligente dos recursos

O segundo pilar prioriza que não sejam utilizados recursos não renováveis ou materiais poluentes durante a fase de construção e implementação do projeto para aumentar a eficiência energética, sem prejudicar o meio ambiente.

3. Redução do desperdício

Em projetos de arquitetura bioclimáticas devem estar previstos tanto a redução do desperdício, quanto a geração de lixo.

4. Aproveitamento dos recursos renováveis

Aproveitar o uso de fontes renováveis de energia em detrimento das fontes não renováveis, junto com a escolha de materiais que não agridam o meio ambiente assegura um projeto mais sustentável.

Estratégias bioclimáticas para o conforto ambiental

Para colocar em prática os pilares desse tipo de arquitetura em um projeto é necessário fazer uma escolha adequada de estratégias bioclimáticas combinadas para atender as necessidades em qualquer uma das estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.

Nesse sentido, é preciso pensar em algumas frentes que precisam de estratégias para a solução:

  • Isolamento térmico

Para alcançar construções frescas no verão e aconchegantes no inverno, é possível utilizar materiais que garantam o conforto térmico.

Revestimentos, fibras de papel, lã de PET ou mesmo vidro no interior da estrutura da parede são boas opções de materiais que garantem o isolamento térmico.

  • Janelas e vidrarias

A escolha adequada dos vidros pode proporcionar maior ou menos incidência da radiação solar de acordo com o que está proposto para o projeto.

  • Ação dos ventos

Existem diversas estratégias que utilizam a ação dos ventos para controlar a temperatura de um ambiente.

Utilizar esse recurso natural no projeto proporciona uma construção mais sustentável.

  • Radiação solar

Nos locais com alta incidência de radiação solar é possível instalar painéis solares fotovoltaicos para otimizar o uso da energia.

  • Sistemas de sombreamento

Além de contribuir diretamente com o meio ambiente, o plantio de árvores ajuda a controlar a intensidade da luz, aumentar a umidade e a diminuir a temperatura nos entornos.

Essas são algumas das estratégias que podem ser utilizadas em projetos para garantir uma arquitetura bioclimática e assegurar um planeta mais sustentável.