Administração de obras: saiba como as novas tecnologias estão mudando essa atividade

Administração de obras: saiba como as novas tecnologias estão mudando essa atividade

A tecnologia está se desenvolvendo a cada dia e cada vez mais integrada nas nossas rotinas, não só facilitando as nossas tarefas como propiciando também mais conforto para os nossos momentos de lazer.

Na construção civil isso não é diferente, as novas tecnologias como automação, inteligência artificial e robótica já está sendo utilizadas para a administração de obras e estão mudando a forma como sempre fizemos as tarefas envolvidas nessa área.

Como a tecnologia facilita a administração de obras

Não é preciso ir muito longe para apontar quais são as vantagens de se usar a tecnologia na construção civil:

  • Eficiência
  • Redução de custos
  • Controle de riscos

Sendo assim, para acompanhar a velocidade do mundo, algumas tecnologias já são realidade na construção civil. Conheça algumas delas.

1. Drones

Os drones podem ajudar na visualização do desenvolvimento de obras de forma mais prática e detalhada, facilitando a administração.

2. Instrumentos de medição

Os instrumentos mais tecnológicos ajudam a medir estruturas, desempenho térmico, acústico, lumínico e de ventilação.

3. Softwares de planejamento e gestão e BIM

Possibilitam o cadastro e acompanhamento de registros em dispositivos portáteis utilizados em obras. Atrelados à metodologia BIM, que em português significa “Modelagem da Informação e da Construção”, ainda, conferem mais agilidade, eficiência e assertividade do planejamento e da gestão da obra.

5. Realidade virtual e aumentada

A realidade aumentada é uma tecnologia que permite sobrepor elementos virtuais à nossa visão da realidade, já a realidade virtual cria uma realidade física por meio da tecnologia.

Por meio desses recursos, ainda na fase de projeto o cliente já pode andar na casa, sentir os espaços e ter uma ideia de como a obra ficará por dentro.

Além disso, ajudam a identificar possíveis problemas antes da construção se iniciar e também proporcionam o aperfeiçoamento da comunicação da equipe e a simulação de cenários. 

6. Robótica e automação

O uso de robôs reduz o risco para os colaboradores, já que evita a realização de atividades perigosas por pessoas. E claro, os robôs podem realizar tarefas com mais exatidão e rapidez.

Com a automatização dos processos, por meio de softwares, garante-se também a eficiência dos processos, evita-se erros e ganha-se em agilidade.

E falando já na aplicação do projeto, uma grande tendência é o uso da automação residencial, ou seja, os projetos de residência que permitem ao morador controlar determinados dispositivos de modo remoto e integrado. Já imaginou ligar o ar-condicioando antes mesmo de chegar em casa para seu quarto estar na temperatura que você deseja para relaxar? Esse é só um exemplo.

Aqui na Fio de Prumo, estamos sempre antenados e buscamos usar sempre o melhor da tecnologia para administrar os projetos de nossos clientes! Pode contar conosco.